Escova dental ou maçã?

A sabedoria popular diz que uma maçã limpa os dentes como a escova e o creme dental. Essa crença é um exagero, mas não totalmente errada.


O uso de maçã na higiene oral é uma crença que tem algum fundamento. Porque, além da vitamina C, ela contém muitos nutrientes saudáveis. E mastigar uma maçã depois da refeição realmente ajuda a remover as sujeiras superficiais sobre os dentes.


Efeito abrasivo

Efeito abrasivo

Outras frutas e legumes crocantes, como aipo ou cenoura, agem como mini-escovas dentais durante a mastigação. Pedaços de frutas ou vegetais podem ser abrasivos e ajudar a remover a placa bacteriana leve, assim como descolorações superficiais. São efeitos de limpeza que podem ser notados a olho nu.


Ácido da fruta ataca o esmalte dos dentes

Ácido da fruta ataca o esmalte dos dentes

No entanto, uma maçã ou uma cenoura não consegue remover os resíduos de alimentos e bactérias nas delicadas áreas da margem da gengiva. Frutas e legumes servem mais como soluções provisórias, mas jamais podem substituir a escovação regular. Muito pelo contrário: as maçãs contêm ácidos que alteram a saliva, atacando assim o esmalte dos dentes. A acidez das maçãs, por exemplo, é um terreno fértil para as bactérias, causando danos para os dentes. Se o ácido e o açúcar ficam sobre os dentes, perde-se todo o efeito positivo de comer uma maçã. Assim, quando quiser usar o efeito de limpeza da maçã, não deixe de usar a escova dental e o creme dental 30 a 60 minutos depois de comer a fruta.


Concentre-se na margem gengival

Concentre-se na margem gengival

A margem da gengiva é particularmente difícil de limpar. As bactérias se acumulam de maneira especialmente rápida nos espaços entre o dente e a gengiva (sulco gengival), formando placa. Uma maçã apesar de seu poder detergente e adstringente não é adequada para fazer essa higiene. No entanto, uma escova dental com cerdas macias, como a CURAPROX CS 5460, limpa a margem gengival com facilidade e sem pressão. Por isso, recomendamos manter a maçã e a cenoura como um prazer culinário nutricional em vez de instrumento de higiene oral.

Escovar ou dançar?

Clique para visitar a página