Cirurgião-Dentista Dr. Ulrich P. Saxer

“O efeito hidrodinâmico é como uma avalanche de água na montanha”

Kriens, Março de 2011 - Em parceria com a CURAPROX, o Prof. Dr. Saxer desenvolveu uma escova que explora ainda mais os benefícios da tecnologia sônica. O Prof. Dr. Saxer pretende conduzir novos projetos de pesquisa para fazer escovas sônicas ainda melhores.

Prof. Dr. Saxer, como membro co-fundador do "Grupo de trabalho que estuda o efeito hidrodinâmico", o senhor vem se aprofundando cada vez mais em escovas sônicas. Quais são os benefícios dessas escovas em relação às manuais?

Prof. Dr. Saxer: Não importa o quanto uma escova manual seja suave. Muitas pessoas exercem tanta força sobre os dentes e gengivas que os danos da escovação são inevitáveis. Leva-se muito tempo para aprender corretamente a limpeza com uma escova manual, mesmo porque muitos profissionais de Odontologia ainda são incapazes de fazer isso corretamente. Por outro lado, as escovas sônicas são extremamente fáceis de usar: basta segurá-las contra o dente sem qualquer pressão. Não é necessário qualquer movimento, a escova dental sônica faz tudo sozinha. O risco de trauma é quase zero e os dentes e a margem gengival são higienizados de forma eficiente e eficaz.

Existem ainda escovas elétricas mecânicas que promovem movimentos como oscilação das cerdas. O que o senhor acha delas? Em que elas diferem das escovas dentais sônicas?

Os cirurgiões-dentistas muitas vezes usam escovas com movimentos rotatórios para limpeza profissional ou polimento. Eles tomam cuidado para não danificar a gengiva. É por isso que as cabeças rotativas das escovas dentais eletromecânicas oscilam em movimentos de “vai-e-vem”. O efeito de limpeza deste tipo de escova é extremamente eficiente. No entanto, o potencial de dano é substancial, especialmente quando os usuários exercem demasiada pressão ou escovam os dentes com muita frequência ou por muito tempo. Isso resulta em danos para as gengivas e para as raízes dos dentes. Em comparação com as escovas rotativas, as escovas sônicas reduzem significativamente o risco de danificar os dentes. O benefício de escovas dentais sônicas é que eles não só limpam mecanicamente, mas também tem um efeito de limpeza adicional hidrodinâmico. As cerdas estimulam a entrada de saliva nos espaços interdentais onde as cerdas não conseguem alcançar.

Qual é o efeito hidrodinâmico?

O efeito hidrodinâmico é como uma tromba d’água na montanha. Um verdadeiro tsunami! Mais ou menos assim: na boca, uma mistura de saliva, água e creme dental é criada durante a escovação e, a partir dessa mistura, uma escova dental sônica produz como se fosse uma “avalanche de água na montanha”, com muitas corredeiras e quedas. Por causa das mais de 30.000 oscilações por minuto, uma escova dental sônica consegue gerar fortes turbulências nesta mistura de saliva, água e creme dental. Esta turbulência assegura que a mistura atinja também a placa na região localizada entre os dentes a uma velocidade muito alta. A placa é varrida mesmo quando as cerdas não alcançam tudo. As escovas sônicas limpam não apenas onde as cerdas alcançam, mas também onde a mistura de saliva, água e creme dental é impulsionada. Isto tem um forte impacto para a placa, mas um efeito muito suave para dentes e gengivas.

O que é especial na CURAPROX Hydrosonic?

"Hydrosonic" é uma abreviatura de “hydrodynamic sonic toothbrush” (Escova de dentes sônica hidrodinâmica) e a CURAPROX Hydrosonic tem esse nome por um bom motivo: ele tem um motor muito potente e, por isso, uma frequência muito alta. Assim, o efeito hidrodinâmico pode ser aproveitado na sua totalidade. Além disso, a nossa escova tem uma cabeça com um tipo de cerdas muito especiais, dispostas de tal maneira que aumentam o efeito hidrodinâmico: a mistura de saliva, água e creme dental pode destruir a placa sobre implantes, entre os dentes e aparelhos ortodônticos. Ao mesmo tempo, a cabeça da escova tem uma quantidade maior de cerdas desniveladas. Isso assegura que a distância entre a superfície do dente e as cerdas varie. As cerdas mais curtas podem oscilar livremente e proporcionar o efeito desejado hidrodinâmico sobre a saliva, enquanto as mais longas escorregam para os nichos e espaços interdentais, sem dar qualquer chance para a placa contra mais de 30.000 oscilações por minuto.

E o que as cerdas tem de especial?

Na maioria das outras escovas dentais sônicas, mesmo naquelas de faixa de preço superior, as cerdas são feitas de nylon. O nylon não é tão macio e absorve água. No entanto, as cerdas da Hydrosonic CURAPROX são feitas de CUREN® e, graças a este material, são consideravelmente mais macias, resistentes e flexíveis. Essa firmeza permite misturar completamente a saliva, água e creme dental, o que é ideal para o efeito hidrodinâmico. Além disso, as cerdas CUREN® não absorvem água, por isso a sua firmeza e flexibilidade são mantidas no estado úmido. Para o efeito hidrodinâmico, isso é especialmente importante, porque a oscilação é transmitida para a mistura de saliva, água e creme dental sem perdas. A força desenvolvida por esta mistura é muito forte, ao mesmo tempo em que a mistura é muito suave para dentes e gengivas.

Para que servem as inclinações no cabo?

Estes chanfros ajudam os usuários a manter a Hydrosonic no ângulo correto. É importante que a escova dental sônica seja segurada com um ângulo de 45 graus, para que as cerdas cubram metade dos dentes e metade da gengiva. Imagine segurando-a como um arco de violino, muito firmemente, sem pressão e com quase nenhum movimento. Essa posição garante que a margem da gengiva, sulco gengival e as bolsas periodontais sejam limpas. Então, essas inclinações ajudam uma CURAPROX Hydrosonic a limpar os dentes corretamente. É algo muito simples, mas extremamente útil.

Esta tecnologia de limpeza pode ser aprendida muito rapidamente?

Sim, os iniciantes podem começar a limpeza em um ângulo de 45 graus inverso: eles podem segurar a escova sônica longe das gengivas, em vez de tocar a gengiva. Isso ajuda muitos iniciantes a se acostumar com as “cócegas” da escova dental sônica. Eu descobri esse truque mais tarde, caso contrário, eu provavelmente teria me tornado um fã das escovas sônicas imediatamente. Os usuários mais avançados mantém a CURAPROX Hydrosonic sobre as gengivas e deixam as cerdas simplesmente trabalhando em cada dente por alguns segundos, antes de passar para o próximo dente. Uma leve inclinação também é recomendada para que as cerdas alcancem um pouco mais os espaços interdentais. Mas apenas um movimento de inclinação para frente, muito suavemente e, em seguida, lentamente para trás.

Para quem a Hydrosonic CURAPROX é recomendada?

A Hydrosonic CURAPROX é adequada para todos que desejam ter certeza de que os dentes estão bem limpos, incluindo crianças e jovens. Também é útil para pessoas com implantes ou aparelhos ortodônticos. Esses devem ser higienizados em todos os nichos da maneira mais eficiente, segura e fácil, de preferência com uma escova dental CURAPROX Hydrosonic.

Escovas interdentais acompanham a CURAPROX Hydrosonic. Por quê?

Outra vantagem da escova dental sônica é que, graças ao seu efeito hidrodinâmico, ela também limpa os espaços interdentais na parte interior e, em seguida, exterior. A CURAPROX Hydrosonic faz isso muito bem. Mesmo assim, a placa ainda pode se formar porque há sempre pequenos nichos que são quase impossíveis de alcançar, mesmo com a melhor escova sônica e seus efeitos hidrodinâmicos. As pessoas que desejam eliminar cáries ou gengivites devem limpar muito bem os espaços interdentais, de forma profissional. Isso vale especialmente para pessoas com mais de 30 anos e que sofrem de periodontite ou gengivite ou mesmo cárie. Então uma vez por dia, em especial à noite, é recomendado limpar os espaços interdentais antes de escovar os dentes. E isso tudo funciona melhor ainda com nossas escovas interdentais CPS, que também são utilizadas por profissionais da área odontológica. E estão disponíveis em diferentes dimensões. As escovas interdentais podem ser testadas e as instruções completas estão em nosso site. Durante o uso, as escovas não devem provocar dor. Mas também não devem simplesmente deslizar nos espaços interdentais de forma totalmente livre. É preciso senti-las corretamente. E então, uma vez para dentro e outra para fora é o suficiente. É importante consultar um cirurgião-dentista para saber qual o tamanho indicado para você. É preciso um pouco de paciência no início para ter certeza de que as escovas e cerdas corretas estão sendo usadas.

E quanto ao creme dental que vem junto?

CURAPROX Enzycal logo será comercializado no Brasil e acompanhará o kit da escova sônica como amostra. É um dos poucos cremes dentais que não contêm “lauril sulfato de sódio”. Não faz espuma e liga-se fortemente às superfícies dos dentes e da mucosa oral. Isso faz com que o creme dental seja muito compatível com a escova dental Hydrosonic, pois a mistura de saliva, água e creme dental permanece fluida, o que é bom para o efeito hidrodinâmico. Pelo mesmo motivo, o creme dental não irrita, mas apenas reforça os efeitos positivos da saliva sobre as mucosas orais.

Isso significa que a Hydrosonic CURAPROX é um conjunto completo de saúde oral?

Sim, nossa escova A CURAPROX Hydrosonic inclui as melhores ferramentas para o melhor cuidado dos dentes, gengivas, língua e mucosas.

Obrigada, Prof. Saxer.

O Prof. Dr. Ueli P. Saxer é o fundador da primeira escola de higienistas dentais na Suíça e Diretor do Centro de Profilaxia Zurique (PZZ). Desde 1993, ele vem acompanhando o desenvolvimento de escovas dentais sônicas. Ele mesmo levou um tempo para se convencer totalmente sobre as vantagens desta nova tecnologia. Durante anos, antes de se entusiasmar por completo pela escova elétrica, ele alternou o uso de escovas manuais e sônicas.

Seguindo a sugestão de sua filha, a Dra. Claudia M. Saxer, cirurgiã-dentista de crianças e jovens, o Prof. Saxer teve a iniciativa de desenvolver a nossa escova "hidrodinâmica”, em 2008, em conjunto com o Prof. Dr. Thomas Imfeld e o Dr.Hubertus van Wae. Foi justamente este grupo de trabalho o responsável por criar o selo de qualidade para nossas escovas hidrodinâmicas.

» www.richtigzaehneputzen.ch

Veja as dicas de uma especialista de como realizar a higiene da forma correta
Clique e Leia a entrevista completa

Clique para ler a entrevista