Sangramento nas gengivas é um sinal de perigo

Gengivas saudáveis não sangram, mesmo quando você está comendo uma maçã, escovando os dentes - ou enquanto o dentista trabalha em sua boca


Às vezes, aparecem sinais de sangue ao morder uma maçã. Ou ainda há sangramento depois de escovar os dentes. Não importa como você percebe o sangramento nas gengivas: é um sinal de alerta que indica uma inflamação da gengiva (gengivite) ou uma inflamação do periodonto (periodontite). Na pior das hipóteses, o resultado é simplesmente a perda do dente. Gengivas saudáveis não sangram. Eles têm um tom róseo e são levemente “pontilhadas”. Enquanto isso, gengivas inflamadas e doentes são mais escuras, flácidas e sensíveis. Sangram facilmente e têm um odor desagradável.


Causa: falta de cuidados na higiene oral

Causa: falta de cuidados na higiene oral

A higiene oral inadequada é a principal causa da inflamação e sangramento nas gengivas. A placa bacteriana se forma nos dentes mal escovados ou não escovados completamente. O espaço entre os dentes e gengivas (sulco gengival), sofre particularmente os maiores riscos. A placa bacteriana libera produtos metabólicos nocivos chamados endotoxinas, que afetam o sistema imunológico. Com isso, desencadeia-se a inflamação que - mesmo com as bactérias destruídas - provoca a enfraquecimento da gengiva. Se a infecção não for tratada, pode atacar o periodonto e, finalmente, o osso maxilar. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de sangramento gengival, gengivite e doença periodontal também são: tabagismo, diabetes mellitus, alterações hormonais durante a gravidez ou a respiração prolongada através da boca.


A escovação correta

A escovação correta

Sangramentos ocasionais ao redor dos dentes são muitas vezes um sinal de que você deve escovar melhor os dentes. Em nenhuma circunstância, você deve parar a escovação por causa do sangramento, porque a infecção da gengiva só vai piorar. A placa deve ser removida, caso contrário, a gengiva não vai se recuperar. E tudo isso só é possível com uma escova dental aliada a outros produtos de higiene e cuidados orais. Em algumas situações, o sangramento pode ser até um sinal de cura. Por exemplo, ao usar as escovas interdentais pela primeira vez, você poderá experimentar uma pequena quantidade de sangramento. Isso indica alguma inflamação e o sangramento não deverá voltar depois de uma semana: limpando os dentes todos os dias, a inflamação vai diminuir e o risco de doença periodontal será evitado. Caso isso não aconteça, então você realmente deve procurar um profissional da área odontológica.

Nossos dentes - sob perigo por todos os lados

Clique para visitar a página