Escovar os dentes é uma arte

Higiene oral não é algo tão fácil como as pessoas pensam. Muitos profissionais da área odontológica ficam felizes quando seus pacientes usam fio dental de forma regular e correta. Mas existe uma organização que tem como objetivo ampliar a profilaxia chamada iTOP. O que é isso exatamente? Laura Breitschmid, responsável pela metodologia iTOP no mundo, fala para “Dental Tribune Swiss Edition”.

Publicado pela primeira vez em ZWP online da Suíça, em 02.09.2013.

O que é iTOP?

iTOP é uma filosofia de prevenção oral que preconiza a higiene oral treinada individualmente. Os seminários e workshops são realizados pelo grupo iTOP. Os profissionais de Odontologia se reúnem periodicamente para mudar o entendimento da profilaxia no longo prazo.

O que é preciso mudar?

A profilaxia não começa no consultório, mas em casa. Os profissionais de higiene oral podem fazer mais do que apenas identificar se há alguma cárie dental ou mensurar sua profundidade. Eles podem oferecer a seus pacientes ajuda real, treinando-os para uma escovação correta.

Como você descreve um seminário iTOP?

Especificamente isso significa que um seminário iTOP fornece critérios e técnicas para que os profissionais de Odontologia tomem as melhores decisões e usem os instrumentos mais adequados no combate da placa, de maneira individualizada. O objetivo é aumentar a conscientização das pessoas de que a preservação dos dentes ao longo da vida é possível. No entanto, a maioria das pessoas precisa de um profissional da área odontológica para orientá-los.Transmitir esses ensinamentos e desenvolver a formação individual em profilaxia é o que define o iTOP.

O que é isso exatamente?

Os profissionais de Odontologia primeiro precisam aprender a escovar corretamente os próprios dentes para, em seguida, transmitir essas técnicas para seus pacientes. Nós falamos muito em treinamento e instrução. Também é importante saber como motivar o paciente. E tudo isso é o que você aprende no seminário iTOP.

Como dizer para cirurgiões-dentistas e higienistas dentais “você não sabe como escovar os dentes corretamente”?

Não estamos falando que os cirurgiões-dentistas e higienistas dentais não sabem escovar os dentes. Eles geralmente escovam várias vezes ao dia. É por isso que no seminário iTOP costuma-se perguntar: onde e como você aprendeu a escovar os dentes? Quando foi a última vez que alguém sentou ao seu lado e trabalhou a técnica com você?

Sem dúvida, isso é muito incomum?

De fato. A escovação é algo tão básico que se tornou de importância secundária para nós. Quem gosta de ser questionado sobre uma coisa dessas? Sem mencionar o fato de que escovar os dentes depois de vários anos de estudos de Odontologia é visto como demasiado simplista. No entanto, a escovação é uma arte assim como dançar salsa, por exemplo.

O seminário iTOP se considera independente de produtos. No entanto, sempre existem produtos da CURAPROX nos seminários. Isso não é propaganda subliminar?

iTOP trabalha com produtos Curaprox porque eles satisfazem as mais altas exigências dos instrutores iTOP. É uma parceria que se aplica enquanto os produtos da CURAPROX atenderem a esses requisitos. O “feedback” dos participantes e instrutores é muito valioso para a CURAPROX melhorar continuamente seus produtos.

Em vários países, as inscrições para os eventos iTOP são totalmente esgotadas com meses de antecedência, mas não na Suíça. Como você explica isso?

Essa é uma pergunta difícil. Os participantes dos seminários seguem os mesmos pré-requisitos e quase todos estão no mesmo nível. Não é que também exista uma maior ou menor necessidade em certos países. A frequência dos cursos certamente desempenha um papel importante. Não sei as razões exatas, mas descobrir e mudar isso é uma parte importante do meu trabalho.

Como é a situação atual?

Realmente positiva, porque esta tendência está começando na Suíça: os seminários estão se tornando cada vez mais populares. E estamos ainda realizando eventos para toda a equipe de profissionais de saúde oral. Tenho a impressão de que os seminários para posicionar, treinar e construir times estão sendo reconhecidos e apreciados.

Você estudou história da arte. O que isso tem a ver com dentes?

Antes do iTOP, eu pensava que não havia nada em comum. Agora eu sei que escovar os dentes é uma arte. E quando você começa a se envolver com a profilaxia, uma enorme riqueza de oportunidades e discussões de repente se abrem, assim como acontece com choques de culturas e opiniões, incluindo temas como recursos e investimentos do governo.

Você também conduz um espaço de arte independente. Existe alguma semelhança entre iTOP e Espaço de Arte?

Sim, para dirigir um espaço de arte independente é preciso a visão e a crença de que o que você está fazendo é necessário. Trabalhar no Espaço de Arte leva tempo, exige esforço e é muito desafiador.

E sobre iTOP?

Na verdade, é igual. iTOP também tem uma visão que, claro, vai levar tempo para ser implementada. Isso não vai acontecer da noite para o dia.

Qual visão?

As pessoas interessadas devem ter a oportunidade de receber treinamento de profissionais de Odontologia e assumir a responsabilidade de treinar ouras pessoas em higiene oral. Essa é nossa visão. Profissionais de saúde oral podem cumprir sua responsabilidade de ajudar a manter os pacientes saudáveis e com um nível ainda melhor. Para mim, cuidar da expansão de uma rede internacional de profissionais de Odontologia que se preocupam com o futuro da prevenção é uma tarefa muito agradável.

Obrigado por esta entrevista. Desejamos tudo de melhor para seu projeto!

Contato iTOP no Brasil


Responsável iTOP

Prof. Dr. Hugo Roberto Lewgoy

Tel: 11-42274190

E-mail: hugo@curaprox.com.br

info@curaprox.com.br

Cirurgião-Dentista Dr. U. P. Saxer: “O efeito hidrodinâmico é como uma avalanche de água na montanha”
Clique e Leia a entrevista completa

Clique para ler a entrevista